Pela primeira vez no Brasil: conheça todas as tecnologias do Giro Coalition Spherical

Com chegada de primeiros lotes, modelo full face que une tecnologia MIPS Spherical e construção ultra ventilada já pode ser encontrado nos melhores bike shops do país No início de 2024, o mercado brasileiro de bicicletas recebeu a notícia da chegada de um dos capacetes full-face para enduro e E-MTB mais avançados do mundo, o Giro Coalition Spherical. Agora, a Isapa, distribuidora oficial da marca norte-americana no país, anuncia a chegada oficial dos primeiros lotes do modelo às lojas de todo o Brasil. Praticantes de enduro, trail e especialmente quem pedala uma mountain bike elétrica terão à disposição um capacete leve e super ventilado, que reúne um leque de tecnologias modernas para atender o mesmo nível de segurança exigido para DH e BMX, mesmo pesando apenas 800g – inclusive com a presença da tecnologia Spherical by MIPS, comprovadamente uma das que mais aumenta os níveis de proteção contra impactos não lineares. Conheça agora algumas das tecnologias do Giro Coalition. Spherical by MIPS – A principal tecnologia do Coalition é o sistema de proteção Spherical. Com ele, o capacete é construído em três camadas: Camada 1 –  Feita em polipropileno expandido (EPP), uma espuma mais macia, ela fica em contato com a cabeça do ciclista. É recoberta por uma material de baixo atrito, que permite seu deslizamento dentro da camada intermediária do capacete. Camada 2 – Feita de poliestireno expandido (EPS), uma espuma mais dura e resistente, responsável por absorver as pancadas  mais severas. Ela é unida à camada interna por elastômeros que permitem a movimentação, absorvendo a rotação dos impactos. Camada 3 – O casco de policarbonato do Coalition estende-se por todo o capacete, criando uma camada dura, que evita danos à espuma, e também previne o estilhaçamento. Queixeira Halo System – A  queixeira é um dos pontos mais vulneráveis de um capacete full-face, principalmente quando ela é leve e ventilada. Até mesmo por isso, muitos capacetes fechados leves não tem certificação para provas de downhill. Por sua vez, o Coalition aposta na tecnologia Halo System, que cria uma estrutura reforçada por dentro da queixeira, que é unida ao restante do capacete com Pebax, um elastômero termoplástico que ajuda a absorver os maiores impactos. Assim, ela tem o dobro da resistência necessária para superar os testes de certificação dos padrões ASTM-1952-DH e ASTM-2032-BMX, sendo aprovado até para competições de downhill.
Aberturas otimizadas  – A engenharia da Giro otimizou o posicionamento das aberturas de ventilação na queixeira e na parte frontal do capacete, que trabalham de forma integrada com as aberturas de exaustão na parte posterior para criar um fluxo de ar super eficiente por dentro do capacete. Ao todo, são 25 aberturas. Deep Internal Channeling – Com esta tecnologia, a Giro criou túneis de ventilação que passam por cima da cabeça do ciclista. Alimentados pelas aberturas frontais, eles levam o ar até a parte traseira do capacete, melhorando bastante a refrigeração do Coalition. Parafusos de viseira Breakaway – Os parafusos da viseira podem ser colocados e retirados sem ferramentas, sendo projetados para quebrar e absorver o impacto em caso de quedas. Fivela Fidlock – Rápida de abrir e de fechar, as fivelas magnéticas Fidlock são o tipo de item que fazem bastante diferença no convívio com o capacete e se tornam um vício quando se começa a usar. É preciso utilizar um capacete com esta tecnologia para se entender o quanto elas são mais práticas. Sistema Drycore – Utilizando uma canaleta de silicone, este sistema desvia o suor que escorre pela testa, mantendo ele afastado dos olhos e dos óculos.
Espumas internas Ionic+ –  Todas as espumas internas são removíveis e laváveis. Feitas com Ionic+, elas evitam as bactérias e o mau-cheiro. Além disso, o Coalition acompanha dois jogos de espumas de bochecha, um com 25 mm e outro com 30 mm de espessura. O Giro Coalition já está disponível nas melhores bike shops do Brasil. Giro Coalition – Ficha Técnica Tecnologia: Spherical by MIPS Estrutura: Duas camadas com EPS e EPP Casco externo: Policarbonato Estrutura da queixeira: Halo Fivela: Fidlock® (magnética) Construção: In-mold Sistema de ajuste: Forro com protetor de pescoço e almofadas laterais de 25 e 30mm Ventilação: 25 aberturas de ventilação Peso: 800g (tamanho M) Certificação: CE EN1078, ASTM-1952-DH, ASTM-2032-BMX Preço sugerido: R$ 2.249,00